sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Invente um bolo

Oláá :)
Depois de eu ter comido uma laranja fui organizar a pia da cozinha e me deparei quase jogando fora a casca da laranja. Como já estava pensando em fazer um bolo simples, só a massa mesmo, aí peguei e separei na geladeria essa casca para usar depois quando fosse fazer o bolo.
Ficou muito bom, eu ainda fiz um "frape" de chocolate no bolo, nossa combinou demais!!!
Segue abaixo a receita:
• 3 ovos;
• 3 xíc. de FT;
• 2 xíc. de açúcar;
•1 xíc. de leite;
•1 colher rasa de fermento;
• Casca de uma laranja;
•1 colher de chocolate
MODO DE PREPARO
Bata as claras até ficarem em neve e reserve na geladeira. Triture ou pique em pedaços bem pequenos a casca da laranja e reserve. Bata o leite, açúcar, o óleo, as gemas, em seguida a FT, depois acrescente a casca triturada. Com uma espátula misture delicadamente a clara em neve com a massa, coloque o fermento e misture até ficar homogenizada. Despeje na forma untada e deixe um pouquinho de massa sobrando. Misture com uma espátula o achocolatado e coloque por cima da massa na forma. Leve ao forno pré-aquecido.
A casca da laranja possui mais fósforo, fibras e carboidratos do que a polpa.

Dica: Não precisa fazer as preparações logo em seguida que cortou o alimento. Lave bem, e acondicione a casca em um saquinho sem ar.

Bom fim de semana!!!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Casca de melancia!!

Olaa!!!
Hoje vou falar da casca da melancia que sempre é jogada ao lixo quando a parte vermelha acaba. A parte branca da casca possui 38% de proteínas a mais que a polpa da fruta. Pode ser usada no vinagrete ou ingerida pura mesmo.
Já a parte verde, pode ser usada em sucos, docinhos, salpicão, entre outras formas de utilização.
Uma proposta é fazer um doce com a casca verde que se chama"fios de melancia":

INGREDIENTES
6 xíc. (chá) de casca de melancia;
4 xíc. (chá) de açúcar;
6 unidades de cravo;
2 xíc. (chá) de água.
MODO DE PREPARO
Rale a casca verde da melancia no ralo grosso. Leve-o ao fogo em uma panela juntamente com o açúcar, a água e o cravo por aproximadamente 40 minutos ou até engrossar bem.
Dicas: 1- Para variar, pode ser servido como acompanhamento de bolo simples ou como cobertura.
2- Se preferir, reduza o açúcar.

Bom apetite.. e vamos aproveitar porque é época de melancia !!!!


Até mais.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Reflexões ...

Galera...

o Brasil está no topo da lista dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo, e infelizmente são cada vez mais raras e mais distantes as alternativas feitas pelo governo. A população também não contribui em grande escala para a minimização do lixo orgân
ico, muitas pessoas não sabem que o uso integral dos alimentos é benéfico à saúde. Os próprios feirantes preferem jogar fora o que sobra (segundo ilustra na foto tirada na feira
orgãnica do parque da Água Branca, são folhas boas para consu
mo) à doar.
E o governo federal sabe do desperdício, afinal, as perdas são de, aproximadamente, 39 mil toneladas por dia, em restaurantes, feiras, fábricas, quitandas, e nas residências.
A mídia está interessada em passar ao telespectador dicas de moda, de como se p
ortar em uma entrevista de trabalho, de como economizar água, energia, dinheiro. Mas infelizmente dicas de alimentação saudável pelo uso integral dos alimentos são raras. O governo ainda não se interessou totalmente para investir em mídia de grande porte na divulgação deste tema tão relevante.
É evidente que a utilização integral dos alimentos reduziria o lixo se todos fizessem a sua parte. A população precisa se conscientizar de que a natureza não nos oferece algo pela metade, e sim por inteiro, por tanto devemos aproveitar totalmente os alimentos, independente se o governo apóia ou não, devemos fazer nossa parte.

Portanto.. não tenha medo de arriscar na cozinha!!! :)

Boa semana para todos!!! Adiós.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A delícia dos talos!!!

Oi!!!
Tenho um comentário interessante pra postar hoje: perguntei hoje para 10pessoas se sabiam que há um grande desperdício nos alimentos e metade respondeu saber, e dessas, apenas 2 disseram fazer alguma preparação com estas partes não convencionais, mas só de vez em quando :/
A boa notícia é que dá para mudar, e só de consumir hortalícias e frutas já é maravilhoso, imagina sem desperdício algum?! Perfeito, nunca ficaremos doentes. Um exemplo é com o talo de alface: ao término da preparação não jogue o talo, pois é uma delícia crua (com uma pitadinha de sal principalmente). Agora se você costuma dormir tensa(o) e/ou preocupada(o) bata o talo com um pouco de água no liquidificador, coe e tome meio copo antes de deitar. Você vai se sentir mais relaxada(o) e vai dormir bem. Tanto a folha como o talo atuam como calmantes!!!

Aqui vai uma receita de sopa de talos:
Pode usar -> Talos de salsinha (tem grande quantidade de fósforo e vitamina C), talo de couve (potássio), de agrião (ferro e cálcio) e de couve-flor (bastante vitamina C). Escolha o que preferir, ou o que tiver em casa!
•1/2 xíc. de fubá para 4 de água;

Deixe dissolvendo o fubá em uma xíc de água (dessa forma não empelotará). Coloque para ferver a água com os seus temperos (1 dente de alho, cebola, tomate, sal a gosto. o que for de sua preferência). Assim que pegar fervura despeje o fubá dissolvido com a água e mexa para ficar homogêneo, deixe cozinhar um pouco. Enquanto isso lave os talos e pique-os, em seguida adicione na sopa. Deixe ferver por dez minutos e está pronta.

Bom apetite :)


Obs. Citei no meu poste de ontem que o Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos, me desculpem, é o quarto!!!

Até mais. E lembre-se:
Você pode não mudar o mundo, mas pode mudar sua atitude aproveitando totalmente o que a natureza nos oferece!!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Uma prévia do desperdício.

Oláá!!! Minha primeira postagem... que responsabilidade!!!

Criei este blog pois fico aterrorizada de ver o quanto é desperdiçado de alimentos aqui no Brasil, sendo ele o terceiro maior produtor de alimentos e o sexto no ranking de desnutrição(que contradição não?!)
Para se ter uma idéia, a quantidade de alimentos que é descartada aqui no Brasil seria suficiente para alimentar 19 milhões de pessoas com direito à café da manhã, almoço e janta.
Pois bem... meu objetivo neste blog é informar o povo e dar várias dicas de alimentação. Vou sempre atualizar com dicas de como aproveitar de maneira total o que a natureza nos oferece: cascas, folhas e talos de legumes, verduras e frutas.
E qual a vantagem disso?
Bom... além de diminuir o lixo e contribuir para o meio ambiente essas partes são ÓTIMAS para nossa saúde, pois como pouca gente sabe elas muitas vezes contém mais nutrientes do que as partes geralmente usadas, e é claro...podemos fazer receitas super gostosas, coloridas e econômicas!!! Vai aí então a primeira receita. Para abrir com chave de ouro vou colocar a que me da mais água na boca!! BOM APETITE!!!

Bolo de casca de banana

INGREDIENTES

Massa: 4 unidades de casca de banana;

2 unidades de ovo;

2 xícaras (chá) de leite;

2 colheres (sopa) de margarina;

3 xícaras (chá) de açúcar;

3 xícaras (chá) de farinha de rosca(não há necessidade de comprar, pode ser pão duro triturado:

+- 7 pães);

1 colher (sopa) de fermente em pó

Cobertura: ½ xícara (chá) de açúcar;

1 ½ xícara (chá) de água;

4 unidades de banana;

½ unidade de limão.

MODO DE PREPARO

Lave as bananas e descasque. Separe 4 xícaras de casca para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha. Leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, derreta o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.

Rendimento: 20 porções

Valor calórico por porção: 224,68 kcal
Custo unitário: R$ 0,13

Tempo de preparo: 1h 10