segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Melão


Neste calor o melão cai muito bem. Podemos consumir in natura e reservar as cascas na geladeira para preparação de um suco, já que o gosto da casca quando feito o suco fica idêntico ao da polpa, além de possuir nutrientes como a polpa.
A polpa é rica cálcio, fósforo e ferro, atuando na formação dos ossos, dentes e sangue. É rica em Vitamina C que protege contra infecções, e possui também Vitamina A que protege a visão.
A casca possui mais fibras, cálcio, potássio e fósforo do que a polpa, para vocês verem como não faz sentido jogarmos fora algo tão rico em nutrientes e tão bom em sucos ou outra preparação mais elaborada.
Já a semente ganha de lavada quando se trata de proteínas, lipídeos, fibras e carotenóides. Não é a toa que hoje em dia estão sendo realizados diversos estudos sobre as sementes, elas são muito poderosas.
Abaixo seguem dicas para uso da semente e da casca de melão:

Suco de casca de melão com hortelã
1 medida de casca de melão picado em tiras;
3 medidas de água;
10 folhas de hortelã;
Açúcar a gosto.
Bata no liquidificador. Bebe assim que feito para não perder os nutrientes.

Farelo da semente de melão
Lave bem as sementes de melão e deixe secar no forno, depois triture, peneire e guardar em um vidro limpo com tampa.
Consuma este farelo diariamente junto ao café da manhã (uma colher de sobremesa). Este farelo beneficia os que sofrem de artite e reumatismo, aliviando as dores. Também é uma ótima fonte de reposição hormonal .



Façam bom proveito do nosso querido melão!!!
Ate mais:)

9 comentários:

  1. Que legal,vou passar a fazer um uso mais completo desta fruta tão gostosa, não desperdiçando mais as sementes e as cascas, que são tão boas para a nossa saúde.

    ResponderExcluir
  2. nossa, nao sabia o
    valor dos beneficios desta fruta que amo tanto,estou na menopausa e tbem tenho reumatismo ,artrite...kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. fiquei sabendo que a semente do melão tbém serve para eliminar os cálculos renais, é verdade?

    ResponderExcluir
  4. Se é verdade que o melão pode ser usado sua semente para eliminar cálculo renal, confirme esta versão.Publique aqui a forma correta de como fazer o pó da semente e como devo usá-lo. Aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  5. E quanto ao agrotóxico existente principalmente na casca ? Existe uma forma de eliminar este problema ?
    Vários sites e estudos indicam os prejuízos dos agrotóxicos...

    ResponderExcluir
  6. quanto aos agrotóxicos , eu já li que lavar as frutas com agua e sabão elimina parte deles . nao resolve totalmente mas já minimiza procure na net sobre isso pra saber mais.

    e minha pergunta é se tem problema comer o farelo da semente todo de uma vez só , nao teria problema comer muito ? e qual é a fonte que diz que repoe hormonios vc poderia citar ou postar um link para a gente ler algo que explique melhor isso.

    e uma recomendação : nao coloquem açúcar ! o açucar de cana - sacarose - fal mal por ter altíssimo IG e ter 50% de sua massa em frutose que é um carboidrato "ruim" quem tiver mais interesse pesquise sobre isso (esse video fala sobre o problema do açucar :https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=gck8IoQriXU#t=1160 )
    nós só botamos açucar nas coisas por costume é muito simples não por açucar nas coisas no começo parece ruim mas rapidamente a pessoa se acostuma(em menos de 1 semana)

    ResponderExcluir
  7. Adorei a matéria!! Deveria ser mais divulgado, não achas?!

    ResponderExcluir
  8. hj comecei tomar de melão suco com tudo casca, polpa, semente e hortelã, ficou bem gostoso, tomei todo, puro gosto da polpa, vou tomar uma vez por dia, tds os dias, além disso tbm tomo de cenoura com beterraba, de berinjela, tds são bons.

    Elizete

    ResponderExcluir
  9. isto é bom agrotóxico

    ResponderExcluir