domingo, 1 de novembro de 2009

Panqueca com aproveitamento total da beterraba

Fiz esta panqueca hoje e ficou uma delícia... eu particularmente não gosto de beterraba, mas adorei a panqueca, portanto recomendo para quem não gosta de beterraba!!
O maravilhoso desta preparação é o aproveitamento total da nossa beterraba, pois para a massa utiliza-se a casca (ela fica com uma coloração arrosada), e para o recheio utiliza-se o talo. Para completar a utilização integral você pode fazer uma saladinha com a polpa da beterraba!!!
Peguei esta receita da ONG Banco de Alimentos, mas dei uma adaptada básica para ficar mais simples e até mais gostosa. Se quiserem ver a receita deles entrem neste site: http://blog.bancodealimentos.org.br/category/arquivo-de-videos/, é o terceiro vídeo da página.
O talo da beterraba é extremamente rico em vitamina A e em fibras que são importantes para o nosso intestino e para saúde do nosso coração, e, além disso, o talo da beterraba tem quase três vezes mais cálcio do que a própria polpa da beterraba.
Infelizmente não tem foto demonstrativa, pois só fui lembrar de tirar quando as panquecas já tinham acabado (rs). Prometo não esquecer mais.
Aí vai a receita:

Recheio
• 1 fatia cebola
• 1 fatia de pimentão
• 200 gramas de peito de frango desfiado e cozido
• Talo de 1 ou 2 beterrabas
• Sal a gosto
Massa
• 1/2 xíc. de FT;
• 3 ovos;
• 1 xíc. de leite;
• 1/2 xíc. de amido de milho
• Casca de 2 beterrabas
• Sal a gosto
Para amarrar a panqueca: em torno de 7 cebolinhas branqueadas*

Recheio
Quando a cebola estiver transparente jogue na panela o pimentão verde, o talo da beterraba, o frango desfiado, e por último o sal.
Massa
Bata o leite, os ovos, a FT, o amido de milho. Depois adicione a casca da beterraba e quando a massa já estiver homogenizada jogue o sal.
Recheie as panquecas, enrole e amarre com a salsinha.

*branqueamento: Coloque as salsinhas em uma água aferventada e em seguida em uma água bem fria. Dessa forma ela sofrerá um choque térmico e não quebrará ao amarrar as panquecas.


Buen provecho!!!

3 comentários:

  1. eu fiz hoje pensa numa delicia eu fiz com casca da beterraba e beterraba refolgada gente que delia esprementem vcs nem visualizaram o blog dela direito eu sei pq a aki não tem nenhum comentario gente o que é isso vcs vão amar façam pra vcs verem que delia eu estou comendo agora humm que coisa boa é faz bem pra saúde eu adoro deixar comentarios longos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz meu amor, mas foi com a folha e talo da beterraba, e ao invés de leite eu usei coalha Síria, ficou simplesmente perfeita!

      Excluir