segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Para quem aprecia o mamão

Oláá!!!
Esta postagem aqui é para os que gostam de um bom mamão fresquinho (inclusive sua época boa está acabando neste mês, vamos aproveitar).
Como todas as outras, é uma fruta muito nutritiva, possui Vitamina A, C e do complexo B, possui também ferro, cálcio e fósforo. É ótimo pois auxilia na digestão dos alimentos e na absorção dos nutrientes, cura prisão de ventre crônica, comido em jejum pela manhã faz bem ao estômago, e também não pode faltar na alimentação de uma criança, pois favorece o seu crescimento.
Pois bem, tudo que citei dos benefícios trazidos pelo mamão vale para a casca também, que inclusive possui mais fósforo e fibras, e quantidade igual de água. Com ela pode-se fazer sucos, bolos, doces, saladas, e o que for de sua criatividade.
Minha dica é um bolo de casca de mamão, mas se você não tiver muito tempo disponível bata as cascas com água e acrescente açúcar/adoçante que fica uma delícia, principalmente nesses dias de calor (se preferir, acrescente suco de laranja).

Bolo de Casca de Mamão
INGREDIENTES
• 3 xíc. (chá) de casca de mamão
• 2 xíc. (chá) de água
• 5 ovos
• 2 xíc. (chá) de açúcar
• 3 xíc. (chá) de F.T.
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
• 1 colher (sopa) de margarina(1 colher rasa, sem pular margarina para fora da colher)
MODO DE PREPARO
Lave bem o mamão, descasque e utilize 3 xícaras de casca para fazer o bolo. Leve as cascas ao fogo em uma panela com a água. Deixe ferver. Depois de frio, bata no liquidificador, reserve. Bata as claras em neve e reserve na geladeira. Bata as gemas com o açúcar e junte aos poucos a farinha de trigo, intercalando com a casca de mamão batida. Junte a margarina derretida, acrescente as claras em neve delicadamente e, por último, o fermento. Despeje em forma untada. Leve para assar em forno médio preaquecido.
Esta receita foi feita pelo SESI que promove cursos sobre o uso adequado dos alimentos, como agora é fim de ano, eles não estão mais abrindo novos cursos, só o ano que vem, avisarei vocês!!!


Até mais!!!!


2 comentários:

  1. Sim sim, curto muito mamão. Gosto pra falar a verdade de várias frutas, mas ainda não to no meu momento de 'cozinha' aquele que temos idéias e tempo pra preparar algo gostoso ou legl pra comer ou beber. De toda forma, agradeço o post, é muito bem vindo e to passando pra conhcer a indicação do My Nothing. Muito boa por sinal. Parabéns! ^^

    ResponderExcluir
  2. Oii Cris, desculpe pelo problema no layout, o site onde hospedo as imagens excedeu o numero de uploads q fiz no mês, as imagens irão voltar em 2 dias! Peço que não retire o layout, caso queira tirar por favor salve o html antes e volte a colocá-lo em 2 dias, se precisar do layout com urgência posso hospedar as imagens novamente em outro servidor. Obrigada e mais uma vez peço desculpas! Bjs

    ResponderExcluir